Telebras: Gratificação PNBL

Trabalhadores vão à Justiça por reajuste na gratificação (período de 2010 a 2016)

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

Nessa quinta-feira (7), um grupo de trabalhadores da Telebras se reuniram na sede do Sinttel-DF com especialistas em direito, para debater as questões que envolvem o reajuste da gratificação PNBL, atualmente conhecida como Vantagem Pessoal.

Na oportunidade, os trabalhadores relembraram que a gratificação foi instituída pelo Decreto nº 7.175, de 2010, e ratificado pela diretriz Telebras DD 223, que transformou a gratificação em Vantagem Pessoal com a edição do Plano de Carreira e Remuneração em 2014.

A gratificação PNBL é um incentivo recebido por todos os empregados que retornaram à Telebras com sua reativação em 2010. Em 2010, por decisão dos gestores da época, a gratificação teve sua recomposição com base nos reajustes salariais suprimidos, ficando congelada a até a presente data.

Com passar de cinco anos, a gratificação vem perdendo seu poder de compra e trazendo consequências ao conjunto dos trabalhadores que fazem jus a ela. Para evitar a continuidade desta situação, um conjunto de trabalhadores mobilizaram o Sinttel-DF no sentido de buscar judicialmente a discussão da matéria.

Veja abaixo a situação da gratificação sem os reflexos dos reajustes aplicados à remuneração dos trabalhadores da Telebras: Diferença 2010-2016 – Índice de Recomposição dos níveis Superior e Médio foi de 51,73% – Faça o cálculo e encontre o valor da correção.

Durante a reunião, os trabalhadores decidiram entrar com Ações Individuais na Justiça para pleitear o direito suprimido, ou seja, que seja declarada a natureza salarial e aplicado os reajustes desde 2010. Além do pagamento das diferenças salariais, reflexos das diferenças salariais em férias, 13º salário, INSS, previdência privada entre outras.

Data

07/10/2016

Assunto

Direito do Trabalhador Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus