Sinttel-DF participa de audiência pública na Anatel

Em debate, a renovação das concessões e universalização dos serviços de telefonia fixa.

Autor: Redação Sinttel DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

O Sinttel-DF participou nessa quarta-feira (3/9), na sede da Anatel, em Brasília, da audiência pública que debateu a revisão dos modelos de contratos de concessão do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), prestado em regime público para o período de 2016 a 2020.

Na audiência, que contou com a participação remota do público presente nas gerências regionais da Anatel nos Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Ceará, foi discutido também as propostas de Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU) do serviço.

De acordo com o diretor do Sinttel-DF, Fernando Diniz, o encontro não teve a presença da sociedade civil nem dos trabalhadores em telecomunicações, que são agentes importantes em todo esse processo. De fato, tanto em Brasília quanto nos estados não houve uma participação expressiva da sociedade.

Durante sua intervenção, o diretor abordou questões essenciais para garantir que a população de baixa renda tenha acesso a um serviço de qualidade. Em seguida, afirmou categoricamente que as operadoras não têm esse interesse “Não observei em momento algum o interesse das operadoras em contribuir com a universalização”, protestou Diniz. Veja vídeo.

As concessionárias e operadoras só visam lucro, por isso não têm nenhum interesse em promover a universalização das telecomunicações no país. É fundamental, portanto, que as organizações da sociedade civil e também o poder público participem dessa luta. O Sinttel-DF continuará participando ativamente das audiências públicas e dos debates para defender os interesses do povo brasileiro.

Data

10/09/2014

Assunto

Inclusão Digital Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus