Nota de Pesar

Acidente trágico, no dia 16 de dezembro, tira a vida do trabalhador da GVT Herman Amador Moraes

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

O Sinttel-DF, em nome dos trabalhadores da GVT, assim como de todos os trabalhadores em telecomunicações, manifesta profunda tristeza e grande pesar pela perda do amigo e companheiro Herman Amador Moraes, morto em um trágico acidente, no dia 16 de dezembro, enquanto realizava suas tarefas profissionais.

Apesar do luto que carregamos e da comoção que este terrível evento causou em toda categoria, é dever do Sinttel-DF manifestar também sua revolta e indignação. As condições de sua morte, ao fim de mais um exaustivo e estressante expediente, não são uma simples fatalidade, longe disso, são consequência direta da pressão, do abuso e da elevada carga de serviço delegada aos trabalhadores pelas empresas na busca de rentabilidade.

Mesmo jovens, como era o caso do companheiro Herman, esses trabalhadores sofrem com o rigor e a dureza das jornadas de trabalho impostas pelas empresas de telecomunicações, em particular, pela GVT. É impossível para qualquer trabalhador manter o ritmo frenético de trabalho, pontuado de ameaças e pressões de gerentes, supervisores e encarregados, sem que haja consequências físicas e mentais.

De fato, a maioria dos acidentes de trabalho que ocorrem na nossa categoria, especialmente entre os trabalhadores em instalação, manutenção e reparos de redes externas, acontece perto do fim de expediente, no momento em que a fadiga e o estresse acumulado naquele dia, e em dias anteriores, compromete o desempenho do trabalhador, afetando especialmente sua capacidade de concentração. Junte a esse déficit de atenção, as precárias condições de trabalho, a ausência de ferramental, redução drástica da cota de combustível, a fragilidade dos procedimentos e protocolos de segurança adotados nas empresas, temos a receita completa para a tragédia.

Diante do autoritarismo, negligência e desleixo das empresas, e em homenagem a memória do companheiro Herman, o Sinttel-DF reafirma seu firme propósito de continuar combatendo as injustiças cometidas contra o trabalhador. Reforçamos também nosso apoio e solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Herman. Com muita luta e determinação, temos certeza de que vamos alcançar o dia em que não mais veremos um jovem trabalhador ser sacrificado no altar do deus do lucro.

Dezembro de 2014

Sinttel-DF

Data

23/12/2014

Assunto

Comunicado Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus