Trabalhadores da Call recebem os benefícios do Sinttel Itinerante

A categoria ficou satisfeita com as orientações e os serviços oferecidos

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

Na última quinta e sexta-feira (1 e 2/10), o projeto Sinttel Itinerante atendeu milhares de trabalhadores da empresa Call Tecnologia, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Os stands do sindicato e das instituições parceiras foram montados dentro de uma tenda no estacionamento da empresa. Com novas organizações participando do projeto foi possível oferecer mais serviços, informações, cultura e entretenimento à categoria. No início das atividades, um grupo de trabalhadores se aproximou para saber das novidades e tirar as dúvidas trabalhistas. Aliás, muitas dúvidas, pois no local trabalham aproximadamente 7 mil funcionários divididos em três turnos.

Diferente das edições anteriores, a participação do Detran-DF, Academia de Polícia Civil e do Zoológico de Brasília ampliou a quantidade de serviços oferecidos. O Detran-DF ministrou duas palestras sobre direção defensiva, prevenção de acidentes e como o motorista deve se comportar ao volante. Além disso, muitos trabalhadores ficaram bem informados com a palestra da Academia de Polícia Civil sobre os riscos do consumo de drogas para a saúde. O stand do Museu de Ciências Naturais do Zoológico de Brasília chamou a atenção do público porque expôs no evento um acervo de aproximadamente 20 animais taxidermizados, entre eles um lobo Guará em tamanho real.

Devido à atividade do teleoperador ser muito estressante, as visitas do sindicato as empresas alegram o ambiente de trabalho, o que eleva a autoestima dos companheiros. No diálogo com os dirigentes sindicais os trabalhadores querem conhecer mais sobre seus direitos, mas não abrem mão de saber os benefícios que o Sinttel-DF oferece aos associados. São muitos os elogios à iniciativa do sindicato. “A presença do sindicato aqui na empresa é uma oportunidade para conhecer os nossos direitos”, disse a teleoperadora Luana da Silva Santos. O Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde doou preservativos para serem distribuídos aos trabalhadores.

Para o presidente do Sinttel-DF, Brígido Ramos, as visitas às empresas serão intensificadas em 2016. A ideia é ampliar esse contato direto com a categoria para acompanhar de perto os problemas que os trabalhadores enfrentam no dia a dia e propor as soluções. “É no local de trabalho que esses problemas ocorrem com mais frequência, por isso estamos fortalecendo a nossa ação junto aos trabalhadores”, explicou Brígido. De fato, o trabalhador se sente mais protegido com a visita do Sinttel-DF. “Esse tipo de atividade só aumenta a nossa confiança no sindicato”, enfatizou a trabalhadora Genice Vieira.

No itinerante, não se falou somente de assuntos relacionadas às questões trabalhistas, acordos coletivos, reclamações, por isso tema “TRABALHADOR CIDADÃO CIDADANIA”. Teve espaço também para as mulheres cuidarem da beleza gratuitamente. A equipe do O Boticário se esforçou para atender um número expressivo de trabalhadoras. “Ontem não consegui fazer a minha maquiagem de graça, mas hoje deu certo e estou linda”, disse satisfeita uma teleoperadora. Outros associados aproveitaram o momento para fazer a aferição da pressão arterial e o teste de glicemia no stand da Faculdade Anhanguera. Para saber como o trabalhador percebe a atuação do sindicato, um questionário foi aplicado junto à categoria, mas as informações ainda serão analisadas pela direção do Sinttel-DF. A equipe do IESB também participou do itinerante e coletou dados para a pesquisa sobre a saúde psicológica dos teleoperadores.

Distribuição de material informativo e sorteio de brindes – Cerca de 7 mil cartilhas informativas produzidas pelo sindicato foram distribuídas aos trabalhadores, entre elas, as publicações que falam de Assédio Moral, NR 17, direitos trabalhistas e dos cuidados que devemos ter com a saúde. Foram sorteados brindes do Boticário e hospedagens nos apartamentos do Sinttel-DF, em Caldas Novas. O sindicato agradece a participação dos trabalhadores nas atividades do projeto e pede que a categoria continue unida ao seu sindicato na luta por melhores condições de trabalho na empresa. A próxima edição do projeto acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro na empresa TIVIT, no SIA.

Confira os Ganhadores dos Sorteios

Data

06/10/2015

Assunto

Sinttel Itinerante Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus