Eles por Elas

Por mais mulheres na política e por mais políticas para mulheres

Autor: CUT (Foto Zeca Ribeiro)
Contato: cut.org.br

Foi lançado nesta quarta-feira (24), em São Paulo, a campanha por mais representação política pelas mulheres. “Eles por Elas (HerforShe)” tem como objetivo incentivar o apoio dos homens na luta das mulheres. Para a Diretora da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres para a região da América Latina e Caribe, Luiza Carvalho, as mulheres só aumentarão sua representatividade política se os homens também aderirem a causa. “Nós, claramente, queremos fazer um reconhecimento à participação masculina na geração da igualdade de gênero e da inclusão das mulheres. É um movimento solidário internacional pela igualdade de gênero”, afirma Luiza.

Depois de pleitearem uma cota de 30% para mulheres nas assembleias municipais e também nas câmaras estaduais e federais, durante votações relacionadas à reforma política, a bancada feminista aceitou pleitear 10% para as próxima eleições e 15% para daqui a 12 anos. Mas além de ser muito pouco, faltam ainda 15 votos para a proposta ser aprovada.

O Brasil é o primeiro país piloto escolhido pela ONU Mulheres regional e pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos da ONU para adaptar o modelo de Protocolo Latino-Americano sobre investigação de Mortes Violentas de Mulheres por razões de gênero. O objetivo do documento é fornecer diretrizes para o desenvolvimento de uma investigação penal de mortes violentas de mulheres.

A diretora, reunida com a bancada feminista no congresso na última terça-feira (23), disse que a América Latina tem avançado de forma considerável no percentual de mulheres que são representantes do povo. Segundo Luiza, 25% dos parlamentos latinos têm a participação de mulheres.

No Brasil, o congresso conta com menos de 10% de representação feminina, mesmo com uma população de mulheres eleitoras de 52%.

É importante que a sociedade civil e movimentos populares participem desta discussão e se envolvam em estratégias para uma maior participação das mulheres na política.

Fonte:www.cut.org.br

Data

24/06/2015

Assunto

Política Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus