SINTTEL-DF SAI EM DEFESA DOS POSTOS DE TRABALHO NO DISTRITO FEDERAL

Autor: Sinttel-DF
Contato: sinttel-df@sinttel.org.br


O Sinttel-DF se reuniu na terça-feira (3/5), no Palácio do Buriti, com o Secretário de Governo do Distrito Federal (GDF), José Humberto Pires, além de outras autoridades e representantes do governo e apresentou sua preocupação com a publicação do EDITAL DO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 0010/2022- COLIC/SCG/SPLAN/SEEC-DF, pelo Governo do Distrito Federal-GDF, que prevê entre outras finalidades, a contratação de serviços que serão prestados por empresas de teleatendimento aos órgãos da administração direta do GDF.

Na reunião, o Sindicato explicou que o edital – como foi lançado – não dá garantias de que os postos de trabalho atualmente existentes no Distrito Federal estão assegurados. Além de gerar o desemprego em nossa cidade, afetaria as finanças e a economia local.

Em regra geral, a empresa contratada é a que oferece o serviço pelo menor preço, o que significa que, se mantido o texto do edital, o empregado poderia ser contratado por um salário menor, sem os direitos e benefícios que atualmente estão garantidos na Convenção Coletiva de Trabalho. Isso significa mais desemprego e precarização do trabalho.

Para o presidente do Sinttel-DF, Brígido Ramos, o GDF não pode permitir esse absurdo. “O serviço em home office, apesar de moderno, deve ser implementado com todo o cuidado, de outra forma, pode representar um grande risco aos direitos e garantias dos trabalhadores”, afirmou Brígido.

Após a exposição da diretoria do Sindicato, as autoridades do GDF confirmaram que vão analisar o pedido de impugnação do edital protocolado pelo Sinttel-DF. Os representantes do governo assumiram o compromisso de que farão a análise do processo licitatório pensando na manutenção dos postos de trabalho no Distrito Federal.

Para o diretor do Sinttel-DF, Leandro da Fonseca, o sindicato continuará atento à licitação do GDF. “Há bastante tempo o Sinttel-DF assiste os teleoperadores das Centrais 156, 160, Detran e demais Secretarias e serviços. Ao todo, são quase dois mil postos de trabalho. Queremos garantir a esses trabalhadores seus postos de trabalho e as atuais condições de salário e benefícios”, finalizou Leandro.

O GDF acatou a impugnação feita pelo Sinttel-DF e suspendeu o Edital do Pregão Eletrônico que seria realizado nesta sexta-feira (6/5), às 10h.

Data

06/05/2022

Assunto

Informação Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus