Centrais sindicais fazem ato de solidariedade a trabalhadores europeus

CUT e outras centrais brasileiras fazem ato nesta quarta-feira (14/11) em frente ao Consulado da Espanha em São Paulo

Autor: Mundo Sindical
Contato: www.mundosindical.com.br

Ato acontece nesta quarta (14), data da greve geral convocada pela Confederação Europeia de Sindicatos. O Comitê Mundial dos Trabalhadores na Gerdau, reunido em Sorocaba (SP), também emitiu nota de apoio ao movimento.

A CUT realizará, em conjunto com as outras centrais brasileiras, um ato em frente ao Consulado da Espanha em São Paulo nesta quarta-feira (14).

A manifestação será em solidariedade aos trabalhadores/as europeus, que estão enfrentando as piores consequências da crise econômica no continente, em especial a Grécia, Portugal e Espanha. No dia 14 de novembro foi convocada uma greve geral nesses três países. Na Itália e em vários outros países europeus estão previstas diversas atividades e manifestações de solidariedade.

As políticas de austeridade têm sido devastadoras para a classe trabalhadora dessa região. Hoje na Espanha 13 milhões de pessoas, cerca de 27% da população, vivem abaixo da linha de pobreza. A Grécia vive níveis de recessão semelhantes aos de tempos de guerra, com 1,15 milhão de gregos/as desempregados, e com desemprego juvenil chegando à marca de 60%. Lá 30% da população estão abaixo da linha de pobreza.

Já em Portugal, o número de desempregados ultrapassa os 15% e o governo pretende aumentar o tempo de trabalho (gratuitamente), promover cortes nos salários e nos subsídios de férias e de Natal, desregulamentar os horários de trabalho e introduzir o banco de horas e novas formas de adaptabilidade, que vai fomentar o agravamento do desemprego e da precariedade dos vínculos laborais. As consequências para os trabalhadores portugueses e as suas famílias são brutais: empobrecimento generalizado; regressão drástica das condições de vida dos portugueses/as; perda da qualidade e da esperança média de vida.

O ato de quarta-feira está marcado para as 11 horas e o Consulado da Espanha fica na Avenida Brasil, 948, em São Paulo.

Solidariedade dos trabalhadores na Gerdau

O Comitê Mundial dos Trabalhadores na Gerdau, que está reunido em Sorocaba (interior de São Paulo), divulgou hoje (13), uma nota de apoio à greve geral dos trabalhadores europeus, convocada para amanhã (14). Confira:

El Comité Mundial de Trabajadores de Gerdau, representando trabajadores de Argentina, Chile, Colombia, Perú, Canadá, Estados Unidos, Brasil y España, apoya la huelga general llamada por la Confederación Europea de Sindicatos (CES) y la Cumbre Social para el 14 de noviembre de 2012.

Los trabajadores de Gerdau en el mundo sabemos que la austeridad no funciona.

Políticas estatales de inversión en infraestructura, de promoción industrial, de transformación impositiva que grave a los que más tienen y de control a los bancos para evitar la especulación y promover la inversión es lo que va a garantizar la salida de la crisis y la reconstrucción de una Europa democrática e inclusiva.

Los trabajadores de Gerdau vemos el efecto de una política estatal activa de promoción industrial en los resultados positivos de empleo en Argentina y Brasil. Por el otro lado, también vemos que políticas constrictivas ponen en peligro los derechos y beneficios de muchos de nuestros afiliados en otros países del mundo.

El Comité Mundial de Trabajadores de Gerdau llama a los gobiernos europeos a reconsiderar sus programas económicos y postular medidas económicas y políticas que garanticen la inclusión en la vida democrática y la distribución justa de la riqueza.

Fonte: www.mundosindical.com.br

Data

13/11/2012

Assunto

Mundo do Trabalho Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus