Dia do Trabalhador

Um dia também para reflexões

Autor: Redação Sinttel-DF
Contato: imprensa@sinttel.org.br

O Dia do Trabalhador também é um momento para reflexões, mais que isso, é uma excelente oportunidade para demonstrar nossa indignação contra as injustiças que massacram os trabalhadores. Muitos saem às ruas para comemorar a data com entusiasmo, entretanto, nem todos os cidadãos sabem o real significado desse momento. Grandes eventos são realizados apenas para aglomerar multidões, sem chamar a atenção para os problemas reais.

O dia 1º de maio foi escolhido em homenagem às lutas sindicais no ano de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos. Em 1891, uma manifestação de trabalhadores no norte da França foi reprimida pela polícia resultando na morte de dez manifestantes. Naquela época, os protestos tinham como finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias.

A mídia repercute o 1º de maio como um momento mágico e, de quebra, aproveita para fazer o jogo que interessa aos empresários: que os trabalhadores estão felizes, que tudo é festa. Aqui cabe mais uma reflexão: no Brasil, as leis trabalhistas são cumpridas por todas as empresas? Claro que não. Não é preciso ir longe para comprovar que, muitas vezes, elas são burladas à luz do dia, sem receios.

Não vamos parar, vamos à luta. Nossa homenagem a todos os companheiros e companheiras trabalhadores de Call Center, Tele Atendimento e de Telecomunicações do Distrito Federal que não se rendem às tentativas de subtrair direitos trabalhistas, conquistados com tanto sacrifício. Somos seres humanos e não máquinas. Continuamos firmes no propósito de lutar por um país que respeite a dignidade e os direitos dos seus trabalhadores.

Sinttel-DF

Data

01/05/2013

Assunto

Direito do Trabalhador Leia mais notícias sobre o assunto

Comente
comments powered by Disqus